Implantologia

Promove a colocação de implantes dentários. Estes são estruturas constituídas por uma liga de titânio, colocadas na maxila ou mandíbula, que têm a função de substituir raízes de dentes ausentes. Permitem de forma permanente a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais.

Endodontia

É responsável pelo tratamento das patologias da polpa, também conhecida como nervo. Este tratamento consiste na remoção da polpa dentária, estrutura responsável pela vitalidade do dente (onde se encontram, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos). Quando há necessidade de remoção da mesma por carie profunda, traumatismo dentário ou infecção da polpa, o espaço existente será limpo, instrumentado e preenchido com material obturador.

Periodontologia

É responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do periodonto (gengivite e periodontite). A gengivite ou inflamação das gengivas é a forma inicial da doença periodontal. Se não for tratado pode progredir para uma doença mais grave chamada periodontite. Esta, se não for controlada, pode levar à destruição do osso e ligamento que suporta os dentes, podendo levar mesmo à sua perda.

Odontopediatria

É a especialidade dedicada à manutenção da saúde oral das crianças, desde o primeiro ano de idade até à adolescência. A avaliação precoce da dentição de "leite" proporciona um correcto diagnóstico, tratamento e prevenção de eventuais problemas, garantindo a saúde oral do seu filho até à dentição definitiva completa. A primeira visita deve acontecer quando os primeiros dentes nascem e, regularmente de seis em seis meses.

Oclusão e ATM

Diagnostica e trata as alterações ocorridas no Aparelho Estomatognático (Articulação Temporo-mandibular e músculos mastigadores), assim como patologias associadas à oclusão dentária, resultantes da ausência de dentes total ou parcial, acidentes traumáticos, stress. Esta especialidade trata patologias articulares, patologias musculares, bruxismo (ranger dos dentes), de uma forma isolada ou em articulação com outras especialidades, promovendo o equilíbrio postural global.

Protese Fixa

A prótese dentária fixa tem como objetivo restaurar, parcialmente ou na totalidade, a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a sua ausência. As próteses fixas podem ser colocadas sobre os dentes naturais ou sobre implantes dentários (prótese sobre implante), não podendo ser removidas pelo paciente. Exemplos: pontes, coroas e facetas.

Prótese Removivel

Uma prótese dentária, muitas vezes referida como dentadura ou dentes postiços, tem como objetivo promover a reabilitação oral do paciente, normalmente com o intuito de compensar os dentes em falta, procurando deste modo devolver a estética, fonética e funcionalidade perdida. Tipos de protese: esquelética, acrílica e flexível.

Dentisteria

A Dentisteria é a especialidade de Medicina Dentária que assegura o tratamento de lesões dentárias, que acontecem por traumatismo ou por cárie permitindo que os dentes recuperem as suas funções estéticas, anatómicas e funcionais.

Ortodontia

O objetivo do tratamento é colocar os dentes nas suas posições, melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. O correto alinhamento dos dentes ajuda a manutenção de uma boa higiene oral e consequentemente, diminui o risco de cárie e de doença periodontal.