Tratamento Endodôntico

Cada ano mais de 14 milhões de dentes recebem tratamento endodôntico. Esta opção de tratamento permite a manutenção dos dentes naturais em função por longos anos. Se você nunca fez um tratamento endodôntico- também conhecido como “desvitalização”- ou se já passaram muitos anos desde o seu último tratamento, esta informação poderá ser de utilidade.

 

 

Quem faz o tratamento endodontico?

Todos os médicos dentistas, incluindo os generalistas, recebem formação em Endodontia na faculdade. Clínicos gerais fazem tratamentos endodonticos, porém muitas vezes referem os seus pacientes para os endodontistas. Endodontistas são dentistas com treino especializado na área de endodontia. Eles fazem tratamentos endodonticos por rotina, e também tratamentos altamente complexos, incluindo cirurgia endodontica.

 

 

Quando é preciso fazer um tratamento endodontico?

É necessário realizar um tratamento endodontico, quando a polpa fica inflamada ou infectada. A inflamação ou infecção pode ter uma variedade de causas: uma cárie profunda, muitos procedimentos dentários no mesmo dente, ou uma falha ou fractura no dente. Além disso, também um traumatismo no dente pode causar danos. Se uma inflamação ou infecção não for tratada, ela poderá causar dor ou levar a um abcesso. Sintomas de agressões ou alterações da polpa incluem dor, sensibilidade ao frio ou ao quente, descoloração, e inchaço e sensibilidade da gengiva em volta do dente. Algumas vezes, no entanto, não há nenhum sintoma. 

 

Como um tratamento endodontico salva o dente?

O endodontista remove a polpa inflamada ou infectada, cuidadosamente limpa o interior do dente, e preenche o espaço. Posteriormente, deverá ser realizada uma coroa ou uma restauração no dente para o proteger da fractura e repor a sua completa função. Depois da restauração, o dente continuará a funcionar como qualquer outro.

 

Sentirei dor durante ou depois do procedimento?

Muitos procedimentos endodonticos são feitos para aliviar a dor de dente causada por inflamação ou infecção da polpa. Usando técnicas modernas e anestesia, a maioria dos pacientes diz que o procedimento não envolve dor. Durante alguns dias depois do procedimento o seu dente poderá estar um pouco sensível, especialmente se houve dor ou infecção antes do procedimento. Este desconforto pode ser aliviado com analgésicos. Siga as instruções do seu endodontista com atenção.

 

O dente precisará de algum tratamento especial ou adicional?

Até o dente ser restaurado, procedimento que deve ser realizado num prazo máximo de 30 dias após a finalização do tratamento endodontico; todo o cuidado é pouco durante a mastigação, pois o dente sem a restauração final está sujeito a fractura. A maioria dos dentes tratados endodonticamente tem uma duração semelhante aos dentes naturais.

 

Quais as causas de insucesso de um tratamento endodontico?

Traumatismo dentário, cárie profunda, restauração fracturada.

Em alguns casos o endodontista pode descobrir canais bem estreitos ou curvados que não poderiam ser tratados durante o primeiro tratamento.