Doença Periodontal

O que é a Doença Periodontal?

Cerca de três em cada quatro pessoas sofre de algum problema periodontal, comprometendo toda a saúde oral.

 

As Doenças periodontais afectam os tecidos que suportam os dentes, ou seja, gengiva, osso e ligamentos e podem classificar-se em Gengivite e Periodontite.

 

A Gengivite caracteriza-se por uma inflamação reversível na gengiva, devido a acumulação de placa bacteriana, que pode provocar edema, hemorragia, dor e alteração da cor da gengiva. Existem outros factores que podem agravar as gengivites como alterações hormonais, certos medicamentos, próteses ou restaurações desadaptadas ou qualquer outro fator que dificulte a higiene oral.

 

 

Se a Gengivite não for tratada irá evoluir para Periodontite?

 

A Periodontite caracteriza-se por ser uma doenças crónica ou de carácter agressivo mas irreversível, provocando a destruição do osso e gengiva que estão em redor dos dentes. Se a doença não for controlada, os dentes podem começar a abanar e até mesmo cair. De modo geral, as doenças periodontais não provocam dores e muitas vezes são detectadas já tardiamente.

 

 

Nem todas as pessoas são afectadas por estas patologias. Alem da acumulação de placa bacteriana, tem que existir susceptibilidade e tendência genética por parte do paciente. Existem outros factores de risco que aumento a susceptibilidade à periodontite tais como tabaco, stress, diabetes e outras patologias que possam provocar alterações do sistema imunitário do individuo.

 

 

Existe alguma relação entre a periodontite e a saúde em geral?

Sim. Está cientificamente provado e divulgado que a periodontite tem influência negativa e está associada a patologias como diabetes, doenças cardiovasculares, partos prematuros em grávidas, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença Alzheimer, entre outras.

 

 

É possível evitar o aparecimento das doenças periodontais?

Sim. Fazendo uma boa remoção de placa bacteriana.

Escovar 2 vezes ao dia com dentífrico fluoretado todas as superfícies dentárias e o sulco/espaço existente entre a gengiva e o dente

Utilizar fio dentário ou escovilhão para limpar os espaçoes interdentarios

Consultar o seu especialista em saúde oral pelo menos de 6 em 6 meses ou quando indicado.

 

 

Como é feito o tratamento?

 

 

Gengivite:

Surge principalmente por acumulação de placa bacteriana no sulco gengival (espaço com cerca de 2 mm entre a gengiva saudável e o dente). A gengiva fica avermelhada, inchada e sangra com facilidade. Deve ser feita destartarização e remoção de toda a placa bacteriana e zonas retentivas e deve seguir-se um protocolo de escovagem e limpeza interdentária adaptado pelo seu dentista/higienista oral

 

 

Periodontite:

Surgem como consequência de gengivites não tratadas em pacientes com susceptibilidade ou por outros factores externos associados. Há perda do osso que está a segurar os dentes na boca e leva a alteração da posição dos dentes, retracção gengival e pode culminar na perca do dente. Deve ser feita uma avaliação pelo seu profissional de saúde oral com destartarizaçao para remoção da placa e tártaro da superfície/coroa dos dentes e seguida de curetagens ou alisamentos radiculares de forma a descontaminar totalmente a zona da raiz dos dentes e controlar o avanço da doença. Tendo em conta que é uma doença crónica precisa de ser completamente tratada e depois controlada com intervalos de tempo curtos entre consultas de forma a acumular o mínimo de placa bacteriana possível.

Em casos mais graves, tem que ser feita cirurgia periodontal para expor e limpar as raízes dos dentes e criar condições para o paciente mante-las limpas em casa. Podem também usar-se técnicas regenerativas para haver mais suporte do osso perdido.

A fase de manutenção periodontal é da responsabilidade do profissional e do paciente de igual modo pois o sucesso do tratamento depende da sinergia e cooperação entre ambos.

A TwentyOne Clinic agradece a sua confiança e esperamos que a experiência na nossa clínica dentária seja muito positiva, caso tenha alguma dúvida em relação a este e/ou outros procedimentos não hesite em contactar-nos.